EMPREENDIMENTO


UM PROJETO INTEMPORAL E SINGULAR


Arquiteto: Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker de Arquitetura, 2011)
Área construção: 3526 m2
Apartamentos: 6 Apartamentos em palácio histórico (T3 a T5+1)
Fogos: Com áreas entre 220 e 400 m2 de área bruta
Acessos: Entrada príncipal pelo Jardim do Príncipe Real
Vistas: Privilegiada sobre Lisboa, rio Tejo e Jardim do Príncipe Real
Estacionamento: 14 Lugares
Terraços: Varandas, terraços ou jardins em todos os apartamentos.

O fim da construção do Empreendimento está previsto para o final de 2017.



UM ESPAÇO DE CONFORTO, FUNCIONALIDADE E CONVENIÊNCIA

No PALÁCIO FARIA, cada apartamento é um espaço de conforto mas também de funcionalidade e conveniência, dois conceitos indispensáveis para quem vive ao ritmo da cidade e encontra na sua casa um refúgio de serenidade mas, simultaneamente, um espaço de encontro e partilha entre amigos.

Pretende-se ainda que cada apartamento possa espelhar o estilo de cada residente, tendo-se optado por uma base de tons neutros e formas depuradas, opções bem visíveis nos pavimentos em madeira originais, nas bancadas em Pedra de Lioz Amaciada ou Corian, e nas louças e chão radiante nas instalações sanitárias, que deixam a cada residente todas as opções de decoração.

ARQUITECTURA

O projeto arquitetónico consiste na recuperação integral do Palacete, com a manutenção dos valores patrimoniais existentes e construção de uma Moradia com jardim com a incorporação de uma cave comum para estacionamento.

Este projeto pressupõe a recuperação e reutilização dos materiais originais do edifício, como estuques, pinturas de tetos e paredes, caixilharias, portas, ombreiras, rodapés e soalhos. Os materiais recuperados serão combinados com materiais de primeira escolha e excelente qualidade, cumprindo com os mais exigentes padrões de conforto e segurança (onde se destaca o investimento em isolamento acústico e térmico, climatização e renovação de ar), adaptado a um design contemporâneo.

ESTRUTURA

A reabilitação e reforço estrutural do Palacete, mantém a estrutura original em paredes de frontal e tabique, conjugadas com as paredes de alvenaria das fachadas. Serão executados os reforços necessários, para cumprir com os níveis de exigência regulamentares e para assegurar uma elevada capacidade de resistência a ações sísmicas.

CLIMATIZAÇÃO E RENOVAÇÃO DE AR

Para climatização dos apartamentos é adotada uma solução independente por fração, com base em bombas de calor, que servem simultaneamente para a climatização do apartamento e para o aquecimento das águas quentes sanitárias, com um excelente nível de eficiência.

No piso térreo do Palacete e na moradia, a climatização, quer para o aquecimento quer para o arrefecimento é feita por pavimento radiante a água. Nos restantes apartamentos do Palacete a climatização é feita com unidades terminais ventiloconvectoras de encastrar no pavimento.

O sistema considerado em cada apartamento é complementado por uma caldeira associada à bomba de calor que permite dispor de aquecimento ambiente por convecção natural ruído gerado pelo ventilador das unidades terminais, sem a sensação de deslocação de ar e sem a resultante secagem do ar.

Os apartamentos estão ainda dotados de um sistema que permite a renovação de ar interior em todos os compartimentos, com filtragem e tratamento térmico prévio à insuflação, recorrendo a unidades com ventiladores de baixo consumo e permutador de recuperação de temperatura de elevada eficiência.


ÁGUAS QUENTES SANITÁRIAS

O aquecimento das Águas Quentes Sanitárias (AQS) está integrado no sistema de climatização, tirando partido do aquecimento fornecido pela bomba de calor resultando num menor consumo de energia.

Para garantir a produção instantânea de AQS é considerada também uma caldeira de apoio à bomba de calor na produção de AQS, eliminando a necessidade de aguardar pelo tempo de reposição no depósito de AQS, no caso da sua capacidade de produção ser ultrapassada.


INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE SEGURANÇA


Equipamentos de iluminação, em zonas comuns, design Souto de Moura e aparelhagem de comando de excelente qualidade e desenho;

Os compartimentos são dotados de diversas tomadas e pontos de comando da iluminação, permitindo uma grande flexibilidade na disposição do mobiliário no espaço;

O controlo de iluminação e estores é feito através de um sistema de domótica (Digitalstrom), de utilização simples e flexível permitindo alterações e customização adaptada ao utilizador e ao grau de simplicidade/complexidade pretendida. Este sistema permite também o controlo centralizado da iluminação e estores de forma a poder desligar e fechar a casa toda através de um comando único, incluindo a possibilidade de o pode fazer remotamente em tablet ou smartphone.

Todos os apartamentos dispõem de uma pré-instalação para sistemas de proteção contra intrusão;

ESTACIONAMENTO

O parque de estacionamento é composto por um sistema automático de parqueamento de marca WÖHR para 14 veículos, com capacidade para SUV’s (Sport Utility Vehicle) e veículos familiares.



GERAIS

  1. Paredes Exteriores: em Alvenaria e reboco estanhado pintado;
  2. Paredes Interiores: em Alvenaria e Tabique estucados, ou gesso cartonado, com pintura;
  3. Tetos e paredes do Hall de entrada do edifício com pinturas decorativas restauradas;
  4. Tetos dos apartamentos: em gesso cartonado, com um eficiente isolamento acústico entre apartamentos, e em alguns casos com motivos decorativos pré-existentes;
  5. Porta de Entrada do edifício e de entrada dos apartamentos: Originais do palacete em madeira maciça;

PAVIMENTOS

  1. Revestimento do pavimento do apartamento no piso térreo em Lioz amaciado sobre sistema de piso radiante;
  2. Revestimentos de pavimentos dos apartamentos superiores do palacete em madeira de riga velha, original do   edifício ou pinho americano;
  3. Revestimento do pavimento da moradia em madeira afisélia sobre sistema de piso radiante;
  4. Pavimentos em cozinhas: Pedra Lioz amaciada;
  5. Pavimentos em WC’s: Pavimento radiante elétrico com revestimento do pavimento em pedra lioz amaciada;

JANELAS

Caixilharia dupla em madeira lacada. Recuperação das janelas originais do edifício e aplicação de uma segunda caixilharia interior, de forma a dotar o conjunto de vão exterior de um eficiente isolamento térmico e acústico.

OUTRAS CARPINTARIAS

  1. Ombreiras e rodapés - Recuperação dos rodapés originais em madeira maciça pintada;
  2. Sistema de Armários (CLOSETS): Em madeira lacada com design Souto de Moura;

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

  1. Paredes - Pedra de lioz amaciada até 2 metros de altura;
  2. Pavimentos - Pedra de lioz amaciada, com antiderrapante;
  3. Armários: Madeira Lacada;
  4. Bancada: Pedra de lioz amaciada com o lavatório esculpido;
  5. Banheira: Aço esmaltado;
  6. Bases de duche em Lioz;
  7. Torneiras: water evolution design Souto de Moura;
  8. Sanitas:  Sanitana;
  9. Rede de Água: multicamada (Geberit);
  10. Rede de águas residuais: tubagem acústica (Silere da Valsil);
  11. Espelho:  De 6 mm nivelado, com arestas biseladas;

COZINHAS

  1. Armários: design Souto Moura com possibilidade de alternativa Boffi “mediante pedido”;
  2. Tampos e Bancadas - Pedra de lioz amaciada;
  3. Torneira: water evolution design Souto de Moura;
  4. Paredes: Pedra de lioz amaciada até 2 metros de altura;
  5. Pavimentos: Pedra de lioz amaciada;
  6. Tetos:  gesso cartonado, com isolamento acústico;
  7. Equipamentos: Frigorífico, Placa, Forno, Exaustor, Micro-ondas, Máquina de Lavar Louça e Gaveta de Manutenção de Calor, Máquina de Lavar e Secar Roupa, da marca Gaggenau;

ELEVADORES

  1. Palacete: capacidade para 10 pessoas (da marca Konë);
  2. Moradia: homelift com capacidade para 4 pessoas (da marca Konë);

UMA REFERÊNCIA DE DESIGN E EXCELÊNCIA ARQUITETÓNICA

Desenhados pelo aclamado Arquiteto Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker de Arquitetura, 2011), os apartamentos conjugam de forma harmoniosa, história e conforto, sofisticação e intemporalidade.

A sua assinatura é também visível nas exclusivas cozinhas desenhadas pelo próprio e nos detalhes que Souto de Moura fez questão de incluir como torneiras personalizadas.

A seleção de materiais denota a excelência da construção e dos acabamentos, tendo sido feita criteriosamente para proporcionar todo o bem-estar e qualidade de vida, preservando e restaurando grande parte dos materiais originais do Palácio.




EASTBANC

Fundada por Anthony Lanier, com sede em Washington DC, a EastBanc especializou-se no crescimento do valor a longo prazo de ativos comerciais e residenciais, através da transformação de edifícios históricos em propriedades exclusivas, com conceitos inovadores, de arquitetura moderna e respeito pelo caráter do bairro e o seu ambiente. Conheça a nossa Equipa.


ALVES RIBEIROS

A Alves Ribeiro é uma empresa portuguesa de capital privado, que se dedica à indústria da construção em contratação pública e privada. Ao longo de mais de 70 anos, a empresa tem estado presente nos mais variados empreendimentos, trabalhando quer isoladamente quer em associação com outras empresas nacionais e estrangeiras, na construção e obras públicas, tanto na especialidade de estradas, aeródromos e urbanizações, como no ramo de edifícios.